topo

Postado em 20 de Outubro de 2020 às 06h02

Imprensa destaca liderança do material impresso entre as estratégias de campanha

Mesmo com a pandemia e o avanço do digital, a prestação parcial de contas dos candidatos, divulgada no último dia 16 de outubro, mostra que os candidatos têm priorizado estratégias de campanha do modelo tradicional. As despesas com a produção de publicidade por material impresso lideram, por enquanto, com cerca de 26% dos recursos destinados para essa finalidade.

Para o professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, Camilo Aggio, o uso de material impresso em muitos municípios é quase uma condição necessária para que a candidatura seja considerada pelos eleitores.

"Pensemos, como exemplo, na própria lógica tradicional da comunicação dos chamados 'santinhos' e todo o folclore que o cerca: estão tão inseridos numa lógica tradicional que adotá-los, inclusive como prioridade, é condição para que uma campanha seja vista como campanha de verdade. Não tê-los é praticamente um sinal de amadorismo", analisa o especialista.

"E, logicamente, nesse contexto cultural, há uma expectativa do eleitorado em receber esses materiais seja para tomar conhecimento da existência de uma campanha como verdadeira, com foto e número, seja para decidir pelo voto, seja para se engajar numa campanha", ressalta.

Confira a matéria na íntegra, no link: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/eleicao-em-numeros/noticia/2020/10/16/mesmo-com-pandemia-e-avanco-do-digital-material-impresso-lidera-gastos-de-candidatos.ghtml

Confira também as cartilhas produzidas pela ABIGRAF Nacional e TRE-SC sobre propaganda eleitoral:

Veja também

Santa Catarina sedia o 5º Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica21/11/22 Após um hiato de quatro anos por conta da realização do Congraf, em 2019, e das restrições impostas pela pandemia do Covid-19, Santa Catarina pode acolher o 5º Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica, realizado no dia 12 de novembro, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis (SC). A última edição do evento, idealizado......
GRATUITO E ONLINE: FuturePrint Xperience acontece de 03 a 05 de novembro 20/10/20 De 03 a 05 de novembro acontece a FuturePrint Xperience e você não pode ficar de fora. Será um encontro digital, na única plataforma que reúne, em um mesmo ambiente, os três principais pilares que fazem de um......
Gráfica catarinense ganha prêmio internacional30/10/19 A gráfica também recebeu 4 troféus no Prêmio ABRE 2019 e 11 indicações no Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica - Fernando Pini A 43 S. A. Gráfica e Editora, de Blumenau, conquistou......

Voltar para Notícias