topo

Postado em 20 de Outubro de 2020 às 06h02

Imprensa destaca liderança do material impresso entre as estratégias de campanha

Mesmo com a pandemia e o avanço do digital, a prestação parcial de contas dos candidatos, divulgada no último dia 16 de outubro, mostra que os candidatos têm priorizado estratégias de campanha do modelo tradicional. As despesas com a produção de publicidade por material impresso lideram, por enquanto, com cerca de 26% dos recursos destinados para essa finalidade.

Para o professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, Camilo Aggio, o uso de material impresso em muitos municípios é quase uma condição necessária para que a candidatura seja considerada pelos eleitores.

"Pensemos, como exemplo, na própria lógica tradicional da comunicação dos chamados 'santinhos' e todo o folclore que o cerca: estão tão inseridos numa lógica tradicional que adotá-los, inclusive como prioridade, é condição para que uma campanha seja vista como campanha de verdade. Não tê-los é praticamente um sinal de amadorismo", analisa o especialista.

"E, logicamente, nesse contexto cultural, há uma expectativa do eleitorado em receber esses materiais seja para tomar conhecimento da existência de uma campanha como verdadeira, com foto e número, seja para decidir pelo voto, seja para se engajar numa campanha", ressalta.

Confira a matéria na íntegra, no link: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/eleicao-em-numeros/noticia/2020/10/16/mesmo-com-pandemia-e-avanco-do-digital-material-impresso-lidera-gastos-de-candidatos.ghtml

Confira também as cartilhas produzidas pela ABIGRAF Nacional e TRE-SC sobre propaganda eleitoral:

Veja também

Dia da Indústria Gráfica: Webinar com Luiza Trajano e programação de qualidade em 4 eventos virtuais07/07/21 O Dia da Indústria Gráfica teve um grande ciclo de eventos realizado pela ABIGRAF Nacional e pela ABTG, com apoio das regionais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais e com o patrocínio da AFEIGRAF e Expoprint. Quase mil pessoas participaram dos 4 eventos realizados ao longo do dia. A programação......
Em defesa dos livros e dos cadernos, pela educação21/09/20 Confira na íntegra o artigo escrito pelo presidente da Abigraf Nacional, Levi Ceregato, texto complementar à campanha #SouMaisPapel, que vem sendo difundida pela entidade em conjunto com 14 instituições da cadeia produtiva. O......
Evandro Volpato eleito presidente da ABIGRAF-SC17/02/20 Com 100% de aprovação no pleito, o joinvilense Evandro Rogério Volpato foi eleito presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Santa Catarina na última sexta-feira, 14 de......

Voltar para Notícias