topo

Postado em 20 de Outubro de 2020 às 06h02

Imprensa destaca liderança do material impresso entre as estratégias de campanha

Mesmo com a pandemia e o avanço do digital, a prestação parcial de contas dos candidatos, divulgada no último dia 16 de outubro, mostra que os candidatos têm priorizado estratégias de campanha do modelo tradicional. As despesas com a produção de publicidade por material impresso lideram, por enquanto, com cerca de 26% dos recursos destinados para essa finalidade.

Para o professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, Camilo Aggio, o uso de material impresso em muitos municípios é quase uma condição necessária para que a candidatura seja considerada pelos eleitores.

"Pensemos, como exemplo, na própria lógica tradicional da comunicação dos chamados 'santinhos' e todo o folclore que o cerca: estão tão inseridos numa lógica tradicional que adotá-los, inclusive como prioridade, é condição para que uma campanha seja vista como campanha de verdade. Não tê-los é praticamente um sinal de amadorismo", analisa o especialista.

"E, logicamente, nesse contexto cultural, há uma expectativa do eleitorado em receber esses materiais seja para tomar conhecimento da existência de uma campanha como verdadeira, com foto e número, seja para decidir pelo voto, seja para se engajar numa campanha", ressalta.

Confira a matéria na íntegra, no link: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/eleicao-em-numeros/noticia/2020/10/16/mesmo-com-pandemia-e-avanco-do-digital-material-impresso-lidera-gastos-de-candidatos.ghtml

Confira também as cartilhas produzidas pela ABIGRAF Nacional e TRE-SC sobre propaganda eleitoral:

Veja também

ABIGRAF-SC premia os melhores trabalhos das indústrias gráficas catarinenses 11/08 Na última quinta-feira, 7 de agosto, foi realizada no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, a cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores da 7ª edição do Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica - Vitor Mário Zanetti. O evento reuniu profissionais de toda a cadeia produtiva do setor gráfico de Santa Catarina e destacou os trabalhos......
ABIGRAF-SC organiza caravana aérea para CONGRAF E PINI02/10/23 Sob o tema "O amanhã, é agora!", acontece nos dias 23 e 24 de novembro, em São Paulo, o 18º Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf). E para incentivar a participação das......
Nova campanha de Two Sides Brasil05/02/20 Two Sides começa o ano de 2020 com o lançamento da campanha #PapelNãoDesmata, para reforçar a nossa principal mensagem, a ser comunicada amplamente. Com mensagens complementares, vamos informar também que papel, papelcartão e papelão são oriundos de fonte......

Voltar para Notícias