topo

Postado em 20 de Outubro de 2020 às 06h02

Imprensa destaca liderança do material impresso entre as estratégias de campanha

Mesmo com a pandemia e o avanço do digital, a prestação parcial de contas dos candidatos, divulgada no último dia 16 de outubro, mostra que os candidatos têm priorizado estratégias de campanha do modelo tradicional. As despesas com a produção de publicidade por material impresso lideram, por enquanto, com cerca de 26% dos recursos destinados para essa finalidade.

Para o professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, Camilo Aggio, o uso de material impresso em muitos municípios é quase uma condição necessária para que a candidatura seja considerada pelos eleitores.

"Pensemos, como exemplo, na própria lógica tradicional da comunicação dos chamados 'santinhos' e todo o folclore que o cerca: estão tão inseridos numa lógica tradicional que adotá-los, inclusive como prioridade, é condição para que uma campanha seja vista como campanha de verdade. Não tê-los é praticamente um sinal de amadorismo", analisa o especialista.

"E, logicamente, nesse contexto cultural, há uma expectativa do eleitorado em receber esses materiais seja para tomar conhecimento da existência de uma campanha como verdadeira, com foto e número, seja para decidir pelo voto, seja para se engajar numa campanha", ressalta.

Confira a matéria na íntegra, no link: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/eleicao-em-numeros/noticia/2020/10/16/mesmo-com-pandemia-e-avanco-do-digital-material-impresso-lidera-gastos-de-candidatos.ghtml

Confira também as cartilhas produzidas pela ABIGRAF Nacional e TRE-SC sobre propaganda eleitoral:

Veja também

Quase 300 produtos inscritos no 5º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica27/06/23 O período de inscrições da quinta edição do Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica foi um sucesso! 296 produtos foram inscritos por gráficas de todas as regiões do Estado, validando 31 categorias. Gráficas dos mais variados portes estão animadas para participar desta premiação que, além de ser uma vitrine......
ABIGRAF-SC lança caravana aérea para FESPA BRASIL 202423/01/24 A ABIGRAF-SC convida as gráficas associadas a participarem da principal feira de Impressão Digital do Brasil pagando apenas R$ 500,00 por pessoa, INCLUSO aéreo e hospedagem. AS VAGAS SÃO LIMITADAS e seguirão a ordem de......

Voltar para Notícias