topo

Postado em 20 de Outubro de 2020 às 06h02

Imprensa destaca liderança do material impresso entre as estratégias de campanha

Mesmo com a pandemia e o avanço do digital, a prestação parcial de contas dos candidatos, divulgada no último dia 16 de outubro, mostra que os candidatos têm priorizado estratégias de campanha do modelo tradicional. As despesas com a produção de publicidade por material impresso lideram, por enquanto, com cerca de 26% dos recursos destinados para essa finalidade.

Para o professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, Camilo Aggio, o uso de material impresso em muitos municípios é quase uma condição necessária para que a candidatura seja considerada pelos eleitores.

"Pensemos, como exemplo, na própria lógica tradicional da comunicação dos chamados 'santinhos' e todo o folclore que o cerca: estão tão inseridos numa lógica tradicional que adotá-los, inclusive como prioridade, é condição para que uma campanha seja vista como campanha de verdade. Não tê-los é praticamente um sinal de amadorismo", analisa o especialista.

"E, logicamente, nesse contexto cultural, há uma expectativa do eleitorado em receber esses materiais seja para tomar conhecimento da existência de uma campanha como verdadeira, com foto e número, seja para decidir pelo voto, seja para se engajar numa campanha", ressalta.

Confira a matéria na íntegra, no link: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/eleicao-em-numeros/noticia/2020/10/16/mesmo-com-pandemia-e-avanco-do-digital-material-impresso-lidera-gastos-de-candidatos.ghtml

Confira também as cartilhas produzidas pela ABIGRAF Nacional e TRE-SC sobre propaganda eleitoral:

Veja também

Santa Catarina sedia o 5º Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica21/11/22 Após um hiato de quatro anos por conta da realização do Congraf, em 2019, e das restrições impostas pela pandemia do Covid-19, Santa Catarina pode acolher o 5º Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica, realizado no dia 12 de novembro, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis (SC). A última edição do evento, idealizado......
Abigraf’s da região sul e ABTG promovem Programa Capacite-se!21/08/20 As ABIGRAF's da região sul e a ABTG uniram-se para oportunizar mais uma excelente qualificação para as empresas do sul do Brasil. É o Programa Capacite-se, que vai trazer palestras e cursos técnicos nos próximos......
Pandemia causa cancelamento da DRUPA16/12/20 Edição presencial acontecerá apenas em 2024. Evento virtual acontece em abril de 2021. Após consultar expositores e parceiros, a direção da DRUPA decidiu cancelar a edição 2021 da feira comercial líder mundial em tecnologias de impressão por conta da......

Voltar para Notícias