topo

Postado em 24 de Janeiro às 17h05

Indústria reclama a Guedes de desabastecimento para embalagens e pede redução de imposto

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) enviou nesta semana uma carta a Paulo Guedes em que demonstra preocupação com o desabastecimento de matérias-primas usadas pelo setor e pede a redução de impostos de importação sobre os insumos.

A Abigraf afirma que há falta de alguns tipos de papéis e cartões para a produção de embalagens de papel, alegando que as empresas nacionais foram afetadas pela pandemia e não têm dado conta de atender a demanda.

A associação defende que, para aliviar o problema, o governo determine a redução dos impostos de importação sobre uma lista de produtos citados, cujas alíquotas atualmente vão de 12% a 14%.

"É imprescindível que este ministério estabeleça a redução das alíquotas do imposto de importação destes produtos a 0% ou no máximo 2%, de forma a equilibrar a oferta com a demanda no mercado brasileiro a preços competitivos", diz a carta.

A Abigraf afirma que a medida é necessária para evitar o desabastecimento de embalagens para produtos de segmentos fundamentais, como o farmacêutico, o alimentício e de higiene.

(Por Naomi Matsu/Época/Jornal OGlobo)

Veja também

Guia auxilia gráficas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados21/09/20 Para auxiliar as indústrias no processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a CNI reuniu, em uma publicação exclusiva, diretrizes que as indústrias precisam levar em consideração sobre a LGPD. A LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados -, que regulamenta aspectos sobre a privacidade de dados entre......
Caravana leva 32 gráficos catarinenses para ExpoPrint Digital24/06/19 Com o apoio da ABIGRAF-SC, o Sindgraf Lages levou 32 gráficos catarinenses para a ExpoPrint Digital, realizada na Expo Center Norte, em São Paulo, no último mês de março. A caravana terrestre saiu de Joaçaba no......
Governo publica novo cronograma de implantação do eSocial05/02/20 A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia publicou a portaria nº 1.419, de 23 de dezembro de 2019, que trouxe o novo cronograma de implantação do eSocial (Sistema de Escrituração......

Voltar para Notícias