topo

Postado em 24 de Janeiro de 2021 às 17h05

Indústria reclama a Guedes de desabastecimento para embalagens e pede redução de imposto

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) enviou nesta semana uma carta a Paulo Guedes em que demonstra preocupação com o desabastecimento de matérias-primas usadas pelo setor e pede a redução de impostos de importação sobre os insumos.

A Abigraf afirma que há falta de alguns tipos de papéis e cartões para a produção de embalagens de papel, alegando que as empresas nacionais foram afetadas pela pandemia e não têm dado conta de atender a demanda.

A associação defende que, para aliviar o problema, o governo determine a redução dos impostos de importação sobre uma lista de produtos citados, cujas alíquotas atualmente vão de 12% a 14%.

"É imprescindível que este ministério estabeleça a redução das alíquotas do imposto de importação destes produtos a 0% ou no máximo 2%, de forma a equilibrar a oferta com a demanda no mercado brasileiro a preços competitivos", diz a carta.

A Abigraf afirma que a medida é necessária para evitar o desabastecimento de embalagens para produtos de segmentos fundamentais, como o farmacêutico, o alimentício e de higiene.

(Por Naomi Matsu/Época/Jornal OGlobo)

Veja também

Prefeito de Joinville recebe livro histórico da ABIGRAF-SC19/10/21 No último dia 18 de outubro, o presidente da Abigraf-SC, Evandro Volpato, realizou a entrega do livro que resgata a memória da entidade "Abigraf-SC: 50 Anos de Associativismo e Evolução" nas mãos do prefeito da maior cidade de Santa Catarina, Adriano Silva. Na oportunidade, foi destacada a excelência do setor gráfico catarinense, bem como a......
ABIGRAFs da Região Sul articulam ações para 2023 e 2024 06/02/23 Reconhecidamente unidas e sintonizadas em prol do setor gráfico na Região Sul do Brasil, as ABIGRAFs Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estiveram reunidas virtualmente, na última quarta-feira (1/2), para alinhar as......

Voltar para Notícias