topo

Postado em 19 de Setembro de 2019 às 02h25

Abigraf-SC se manifesta sobre divulgação do programa "Governo sem Papel"

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Santa Catarina (ABIGRAF/SC) enviou um ofício ao governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, destacando o seu descontentamento com a abordagem do programa "Governo sem Papel", cuja divulgação sugere que o uso do papel prejudica a natureza.

Assinado pelo presidente da ABIGRAF-SC, Cidnei Luiz Barozzi, o ofício esclarece alguns fatos relacionados à produção de celulose e papel no Brasil e lamenta que esse tipo de campanha fortaleça a falsa ideia de que o papel é um vilão ambiental. "E, por consequência, pode causar irreparáveis prejuízos aos setores que trabalham com este produto incluindo a indústria gráfica que primam pela preocupação de trabalharem com insumos oriundos de florestas certificadas quanto às suas origens e com licenciamento ambiental emitido pelos órgãos públicos de fiscalização."

A entidade enfatiza ainda que, de acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), no Brasil 100% da produção de celulose e papel provêm de florestas plantadas de eucalipto e pinus, todas localizadas em áreas destinadas à agricultura. "São lavouras como as de trigo, milho, cana de açúcar e tantas outras."

Além disso, ao crescer, a árvore absorve CO2, fazendo o famoso sequestro de carbono, que limpa o ar. Estudos realizados no setor atestam que para cada tonelada de CO² emitida a indústria do papel absorve 3 toneladas mostrando um inquestionável superávit ambiental que raros setores apresentam.

Por fim, o presidente da ABIGRAF-SC indicou o acesso ao site da organização Two Sides (twosides.org.br) - uma iniciativa global, que além de promover a produção e o uso responsável da impressão e do papel, esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desse recurso, reiterando que, no Brasil, esse insumo não tem relação nenhuma com a destruição de florestas nativas e devastação ambiental.

Veja também

Imprensa destaca liderança do material impresso entre as estratégias de campanha 20/10/20 Mesmo com a pandemia e o avanço do digital, a prestação parcial de contas dos candidatos, divulgada no último dia 16 de outubro, mostra que os candidatos têm priorizado estratégias de campanha do modelo tradicional. As despesas com a produção de publicidade por material impresso lideram, por enquanto, com cerca de 26% dos recursos destinados para essa......
Confira o lançamento da Cartilha Vote no Impresso 202008/09/20 Com o apoio da ABIGRAF-SC, a ABIGRAF Nacional criou um material incrível que apresenta dicas preciosas para uma campanha eleitoral de sucesso. Estamos falando da Cartilha Vote no Impresso, que está em sua terceira......
FuturePrint comemora aniversário com evento digital especial13/07/20 Para comemorar os 30 anos de história, a FuturePrint irá promover uma semana digital com uma programação que contará com convidados especiais compartilhando experiências e soluções para o setor. O......

Voltar para Notícias