topo

Postado em 19 de Setembro às 02h25

Abigraf-SC se manifesta sobre divulgação do programa "Governo sem Papel"

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Santa Catarina (ABIGRAF/SC) enviou um ofício ao governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, destacando o seu descontentamento com a abordagem do programa "Governo sem Papel", cuja divulgação sugere que o uso do papel prejudica a natureza.

Assinado pelo presidente da ABIGRAF-SC, Cidnei Luiz Barozzi, o ofício esclarece alguns fatos relacionados à produção de celulose e papel no Brasil e lamenta que esse tipo de campanha fortaleça a falsa ideia de que o papel é um vilão ambiental. "E, por consequência, pode causar irreparáveis prejuízos aos setores que trabalham com este produto incluindo a indústria gráfica que primam pela preocupação de trabalharem com insumos oriundos de florestas certificadas quanto às suas origens e com licenciamento ambiental emitido pelos órgãos públicos de fiscalização."

A entidade enfatiza ainda que, de acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), no Brasil 100% da produção de celulose e papel provêm de florestas plantadas de eucalipto e pinus, todas localizadas em áreas destinadas à agricultura. "São lavouras como as de trigo, milho, cana de açúcar e tantas outras."

Além disso, ao crescer, a árvore absorve CO2, fazendo o famoso sequestro de carbono, que limpa o ar. Estudos realizados no setor atestam que para cada tonelada de CO² emitida a indústria do papel absorve 3 toneladas mostrando um inquestionável superávit ambiental que raros setores apresentam.

Por fim, o presidente da ABIGRAF-SC indicou o acesso ao site da organização Two Sides (twosides.org.br) - uma iniciativa global, que além de promover a produção e o uso responsável da impressão e do papel, esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desse recurso, reiterando que, no Brasil, esse insumo não tem relação nenhuma com a destruição de florestas nativas e devastação ambiental.

Veja também

Mais de 350 trabalhos inscritos no 3º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica24/06 O período de inscrições da terceira edição do Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica foi um sucesso! 353 produtos foram inscritos por gráficas de todas as regiões do Estado, fechando 40 categorias. “Esta foi mais uma grande vitória para o setor gráfico em Santa Catarina que, além de ter uma vitrine para mostrar a......
Um brinde à excelência!15/07 ABIGRAF-SC premia os melhores trabalhos das gráficas catarinenses Uma concorrência saudável onde o principal vencedor é o setor gráfico. Esse foi o objetivo de mais um Prêmio Catarinense de Excelência......

Voltar para Notícias