topo

Postado em 19 de Setembro de 2019 às 02h25

Abigraf-SC se manifesta sobre divulgação do programa "Governo sem Papel"

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Santa Catarina (ABIGRAF/SC) enviou um ofício ao governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, destacando o seu descontentamento com a abordagem do programa "Governo sem Papel", cuja divulgação sugere que o uso do papel prejudica a natureza.

Assinado pelo presidente da ABIGRAF-SC, Cidnei Luiz Barozzi, o ofício esclarece alguns fatos relacionados à produção de celulose e papel no Brasil e lamenta que esse tipo de campanha fortaleça a falsa ideia de que o papel é um vilão ambiental. "E, por consequência, pode causar irreparáveis prejuízos aos setores que trabalham com este produto incluindo a indústria gráfica que primam pela preocupação de trabalharem com insumos oriundos de florestas certificadas quanto às suas origens e com licenciamento ambiental emitido pelos órgãos públicos de fiscalização."

A entidade enfatiza ainda que, de acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), no Brasil 100% da produção de celulose e papel provêm de florestas plantadas de eucalipto e pinus, todas localizadas em áreas destinadas à agricultura. "São lavouras como as de trigo, milho, cana de açúcar e tantas outras."

Além disso, ao crescer, a árvore absorve CO2, fazendo o famoso sequestro de carbono, que limpa o ar. Estudos realizados no setor atestam que para cada tonelada de CO² emitida a indústria do papel absorve 3 toneladas mostrando um inquestionável superávit ambiental que raros setores apresentam.

Por fim, o presidente da ABIGRAF-SC indicou o acesso ao site da organização Two Sides (twosides.org.br) - uma iniciativa global, que além de promover a produção e o uso responsável da impressão e do papel, esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desse recurso, reiterando que, no Brasil, esse insumo não tem relação nenhuma com a destruição de florestas nativas e devastação ambiental.

Veja também

Pandemia causa cancelamento da DRUPA16/12/20 Edição presencial acontecerá apenas em 2024. Evento virtual acontece em abril de 2021. Após consultar expositores e parceiros, a direção da DRUPA decidiu cancelar a edição 2021 da feira comercial líder mundial em tecnologias de impressão por conta da pandemia de Coronavírus. O próximo evento acontecerá conforme programado, de 28 de maio a 7 de junho de 2024. Para manter o ritmo até então, os organizadores......
Guia auxilia gráficas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados21/09/20 Para auxiliar as indústrias no processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a CNI reuniu, em uma publicação exclusiva, diretrizes que as indústrias precisam levar em......
Cerimônia de Posse Abigraf Nacional Gestão 2021-202302/06/21 Foi realizada em 01 de junho de forma virtual, a Posse da Diretoria da ABIGRAF Nacional para o triênio 2021-2023. A Cerimônia que foi transmitida da sede da ABIGRAF, em São Paulo, contou com as presenças do Presidente da......

Voltar para Notícias